Data de lançamento: 2008
Direção: Peter Werner
Elenco: James Wolk, Treat Williams, Dominic Scott Kaye mais.
Gênero: Drama
Nacionalidade: EUA
Título original: Front Of The Class
Fonte: Turismo Adaptado
O filme: ‘’O Primeiro da Classe’’ é baseado em uma história real onde é retratada a vida de Brad Cohen, um professor norte-americano. A história mostra as dificuldades e todos os obstáculos que o professor enfrentou para tentar uma nova vida e conseguir um novo emprego na cidade dos Estados Unidos para onde o mesmo mudou-se. Brad Cohen tem o sonho de se tornar professor e desde a infância ele sofre com a rejeição e o preconceito, dos colegas e de seus professores, até mesmo de sua família como seu pai. Mas é com a ajuda de sua mãe que Brad consegue descobrir qual seu problema. Os problemas nos quais Brand enfrentava eram devido a um distúrbio neuropsiquiátrico, conhecido como Síndrome ou Distúrbio de Tourette que tanto na época como atualmente, pouco se conhece sobre. Os sintomas da Síndrome de Tourette são, de fato, geradores de constrangimentos por parte de quem os tem, pois dentre deles encontra-se os múltiplos tiques, motores e até mesmo vocais. Graças à ajuda e o apoio da sua mãe, Brad consegue explicar para as pessoas porque ele emite determinados sons.
Já em sala de aula, o seu método de ensino traz claramente a teoria de Vygotsky, onde Brad consegue criar uma zona de desenvolvimento proximal, através do processo de interação e mediação com seus educandos. Um exemplo dessa afirmação é quando ele mostra sua dificuldade com a leitura ao seu aluno, fazendo com que a criança entenda que todos têm dificuldades. Vygotsky, em sua teoria, afirma que a base para criança aprender é a interação, e é justamente isso que o filme nos mostra. Como professor o papel de Brad era de facilitador, mas foram os alunos que se interessaram a buscar e construir seus próprios conhecimentos, pois, a cada nova experiência que Brad os fez passar contribuiu para desenvolvimento e aprendizagem deles. Brad, por ser um professor facilitador, conseguiu criar uma interação com todos os alunos de sua classe, conquistando o respeito e a admiração não apenas dos seus alunos, mas de todos que conheciam seu trabalho.
Nesse filme podemos encontrar diversas lições de vida. A primeira que ganha destaque durante toda a obra, é a superação, que em conjunto com a determinação mantém firmemente a personalidade de Brad Cohen. Sua história de superação serve de inspiração para todos e, principalmente, para aqueles que desejam a docência como profissão. Mesmo o professor vivendo aparentemente isolado do meio social, ele não perde em momento algum a característica sábia de sempre seguir em frente. Outro ponto que ganha destaque no filme é o amor à profissão. E obviamente não poderiam faltar outros temas nesta grande obra, como: o racismo, o preconceito, a inclusão social e até mesmo a morte, retratada de forma mais sutil.
Os professores devem motivar sempre seus alunos, pois isso irá ajuda-los na aprendizagem. A motivação pode ser feita de qualquer forma desde que o aluno não se sinta constrangido e que o professor mostre a ele, que todos são capazes. O filme proporciona uma reflexão a cerca de que tipo de profissionais queremos ser e a importância de um professor facilitador, capaz de lidar com as diferenças e dificuldades encontradas na escola e na sala de aula. A obra ainda mostra como aprender com as dificuldades e deficiências, pois como Brad mesmo fala sua síndrome ou “amiga” foi sua melhor professora lhe ensinando como enfrentar e suportar os obstáculos como o preconceito, a rejeição e a falta de oportunidade. Assim, é necessário seguir em frente mesmo que a vida nos deixem marcas, só assim,conseguiremos vencer as dificuldades e alcançar os nossos objetivos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário